Concreto dosando em central “CDC” ou “CONCRETO USINADO” nada mais é do que a produção controlada por equipamentos especiais informatizados desde a pesagem dos componentes do concreto (agregados: areia e brita, água, aditivos e cimento), conforme cada traço, até sua mistura em caminhões betoneiras, garantindo o melhor desempenho e qualidade do concreto aplicado na obra.
Todos os traços são previamente estudados em laboratório próprio operado por técnicos e engenheiros especializados, todos os componentes do concreto são ensaiados e testados garantindo total controle tecnológico e qualidade excepcional dos concretos dosados nas centrais da VALESERV, formando assim nossas linhas de produtos.
Tudo começa com a escolha e qualificação dos agregados (areia de quartzo, brita 0 “pedrisco”, brita 1, brita 2), controle do desempenho do aglomerante “cimento e adições”, dosagem e controle da água adicionada na mistura e dos aditivos.
Aditivos são fundamentais para garantir a qualidade da dosagem, ajudando na trabalhabilidade “slump” e principalmente no controle do fator água/cimento “A/C” do traço que define a resistência e durabilidade do concreto.
Concreto Especiais tais como: Resistente à tração na flexão “Fctm,k” , Alta Resistência Inicial “Fcj” , CONCRETO COLORIDO E CONCRETO LEVE, são compostos de agregados e aditivos especiais, também podemos utilizar gelo para a redução da temperatura do concreto, também podemos utilizar fibras especiais para aumentar a resistência, diminuir a retração e melhorar aderência do concreto. Além destes exemplos, podemos ter outros tipos de aditivos e agregados a serem utilizados para usinagem dos concretos, dependendo da necessidade e projeto do cliente.